Golpes virtuais no Natal


 Em datas-chave para o comércio, como o Natal, há um aumento significativo de golpes virtuais, sendo o phishing um dos mais comuns. O phishing é uma modalidade na qual um indivíduo, por meio de e-mails, aplicativos, SMS ou sites fraudulentos, é induzido a fornecer dados pessoais e confidenciais, como senhas de cartão de crédito. Os dados obtidos pelos criminosos geralmente são utilizados para compras ilegais ou podem ser vendidos no mercado paralelo.

 O Brasil é um alvo preferencial dos “pescadores de dados”. Pesquisa da Sensormatic na América Latina mostra que os consumidores do país estão entre os que mais utilizarão os canais digitais para fazer compras de fim de ano. Por isso, é preciso estar atento neste período de festas.

 “Contribui para a ação dos golpistas a falta de atenção e a predisposição das pessoas a acreditar em promoções suspeitas e em publicidade enganosa”, explica Roberto Gallo, CEO da Kryptus. “Uma checagem simples, mas atenta, que leva poucos minutos ou até segundos, pode evitar prejuízos no futuro”, completa.

 A seguir, algumas dicas para o consumidor fazer suas compras online de forma segura.

  1. Fique atento aos sinais de phishing em mensagens;
  2. Desconfie de mensagens não solicitadas;
  3. Verifique a autenticidade dos e-mails;
  4. Atenção para ataques de typosquatting;
  5. Verifique domínios de sites e redirecionamentos em links recebidos;
  6. Utilize comparadores de preços e sites de reputação de lojas.

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